Perguntas e Respostas

A - Documentos Suporte para suas dúvidas:

Consulte os seguintes materiais como suporte para os temas principais do Processo Seletivo 2018 – inscrições Janeiro/2018

Site NOVO – www.novo.org.br

Filiação – www.novo.org.br/filie

Edital – www.novo.org.br/material-oficial

Inscrição – querosercandidato.novo.org.br

Resoluções Partidárias – Eleições 2018 e Processo Seletivo – www.novo.org.br/espaconovo, acesse Comunicados

Estatuto do NOVO – www.novo.org.br/estatuto

E-mail Comitê Eleições 2018 – comite2018@novo.org.br

E-mail Filiação – filiacao@novo.org.br

B – Perguntas Frequentes:

1) Existe a possibilidade do NOVO lançar candidato(s) em outro(s) estado(s) diferente(s) dos citados?

Neste momento não há previsão de abertura de novo processo seletivo para deputados federais, estaduais, distritais ou senadores para 2018. Este é o 3° edital para as eleições 2018 (1° iniciou em março/2017, 2° em setembro/2017). Contudo, em caso extraordinário, o NOVO poderá, através de futuros editais, abrir novos processos seletivos em outros estados e até mesmo nos estados que participam deste edital.

2) Como foi feita a escolha dos estados onde haverá candidaturas?

Ela foi baseada em critérios objetivos e na estrutura do NOVO existente em cada localidade, levando-se em consideração o cumprimento das metas até o momento da publicação deste Edital, o número de filiados (tanto em valor absoluto quanto relativo) e a estrutura existente de voluntários em cada local.

3) Como faço para me filiar ao NOVO?

As filiações ao NOVO são feitas online em nosso site: novo.org.br/filie

4) Não estou conseguindo me filiar pelo link acima.

Em caso de algum problema, envie um e-mail para filiacao@novo.org.br

5) Já pedi a minha filiação ao NOVO, mas ainda não recebi a confirmação. O que devo fazer?

Aguarde até 5 dias úteis para receber a confirmação de sua filiação no e-mail cadastrado. Não deixe para filiar-se no último dia pois há necessidade do prazo supracitado para processamento do pedido de filiação. A filiação somente é processada com a liquidação da primeira contribuição de filiado (cartão de crédito ou boleto bancário).

6) Por que preciso pagar uma taxa para participar do processo de seleção de futuros pré-candidatos do NOVO?

O processo de seleção traz custos ao partido, como: desenvolvimento e suporte de plataforma tecnológica, atendimento aos participantes, custos de divulgação, suporte jurídico e logística para entrevistas, entre outros. Lembramos que o NOVO não usa os recursos do Fundo Partidário para a gestão do partido e é totalmente financiado por seus filiados e doadores.

7) Quem conduzirá as entrevistas e onde serão realizadas?

Serão conduzidas pelos membros do Comitê de Avaliação, através das bancas avaliadoras, e serão realizadas por conferências de áudio/vídeo. Vejam os detalhes no Edital.

8) Posso pedir revisão do resultado de alguma das etapas caso eu seja eliminado do processo?

Conforme previsto no Edital, não. A decisão da banca de avaliadores, que são membros do Comitê de Avaliação, é soberana e sobre sua decisão, objetiva ou subjetiva, é a autoridade máxima no processo, respondendo exclusivamente ao Diretório Nacional.

9) Já fui, ou sou filiado a outro(s) partido(s). Posso participar?

Sim, desde que você se filie ao NOVO para participar do processo de seleção. Informamos que você não pode ser filiado em mais de um partido.

10) Já exerci mandato(s) político(s). Posso participar?

Sim, desde que você seja filiado ao NOVO.

11) Estou exercendo mandato político. Posso participar?

Sim, antes de realizar a sua inscrição, envie sua solicitação para o e-mail comite2018@novo.org.br, assunto “Candidatura Mandato Político", e aguarde o nosso contato.

12) Posso fazer a inscrição para Deputado Estadual, Federal ou Deputado Distrital ao mesmo tempo?

Não. Você deve escolher uma única opção. Além disso, após selecionar o cargo pretendido e cadastrar-se em nosso sistema, não será possível trocá-lo sem prévia autorização do Comitê de Avaliação.

13) Quero pleitear uma candidatura ao Senado. Como faço?

O foco deste edital é a seleção e preparo para os cargos legislativos de deputado distrital, estadual e federal. Caso o Comitê de Avaliação identifique até o final da 3a etapa algum participante que se destaque para o cargo de senador, o Comitê poderá enviar esta indicação aos membros da respectiva convenção estadual. Cabe exclusivamente ao Comitê esta decisão, juntamente com o respectivo diretório estadual/distrital.

14) No meu Estado não há previsão de deputado estadual neste edital do processo seletivo, como faço?

Sugerimos que avalie candidatar-se para deputado federal. O Diretório Nacional e os Estaduais definiram em quais estados teremos candidaturas para as assembleias estaduais baseados nos critérios de tamanho, estrutura, maturidade e estratégia do NOVO para cada Estado. Em alguns destes, deliberou-se que não era o momento adequado e mais estratégico por estes fatores citados.

15) Quero pleitear uma candidatura para Governado do Estado ou Presidência da República. Como faço?

O foco deste edital é a seleção e preparo para os cargos legislativos de deputado distrital, estadual e federal. Procure seu diretório local e saiba mais sobre os demais cargos.

16) Sou filiado a outro partido. Como faço para me desfiliar?

No momento em que sua filiação ao NOVO é informada ao TSE, sua filiação ao partido anterior é automaticamente cancelada. Contudo, como garantia adicional, você poderá se dirigir ao seu Cartório Eleitoral e informar ao Juiz Eleitoral a desfiliação ao partido anterior através de documento que preenche no Cartório.

17) Existe diretório ou núcleo do NOVO em minha cidade?

Para saber se temos um diretório ou núcleo em sua cidade, acesse novo.org.br/diretorios

18) Tem algum evento do NOVO programado para a minha cidade nas próximas semanas?

Para ver os próximos eventos do NOVO agendados pelo Brasil, acesse novo.org.br/eventos

19) Sou filiado a outro partido e não quero me desfiliar até saber se fui aprovado no processo de seleção do NOVO. Posso participar mesmo assim?

Não. O processo de seleção é aberto apenas aos filiados do NOVO. No caso de mandatário em exercício, ver item 11 acima.

20) Quem vai financiar a minha campanha, caso eu seja candidato pelo NOVO?

O candidato deverá liderar o processo de arrecadação para sua campanha no período eleitoral, conforme legislação vigente. O NOVO tem uma área, conforme previsto no Estatuto, de Apoio ao Candidato e ao Processo Seletivo e utilizará estas estruturas para informá-lo sobre o tema durante o processo seletivo.

21) Quanto custa uma campanha?

No site do TSE você pode verificar o custo de uma campanha tradicional realizada no seu estado. Acreditamos que o nosso modelo, com uso intenso das mídias digitais e com o reforço dos diferencias do partido, proporcionará uma redução significativa desses custos.

22) Posso me inscrever como pré-candidato pelo partido caso não seja aprovado neste processo seletivo?

Não. A aprovação neste processo é condição necessária, mas não garantia para o deferimento da candidatura pelo NOVO. Depois dessa aprovação, você deverá participar das Convenções Estaduais/Distrital, de acordo com o previsto em nosso Estatuto.

23) Em cada localidade poderá haver a não aprovação de candidatos?

Sim. Poderemos ter candidatos aprovados apenas para um dos cargos, para todos ou para nenhum. Não há metas de aprovação e nem de reprovação.

24) Se eu não for aprovado para o cargo que selecionei, posso concorrer para outro? Ou em outro estado?

Não, neste edital não. Em caso de ocorrer outro chamamento de processo seletivo, você poderá se inscrever normalmente e fará/deverá realizar todas as etapas como demais inscritos.

25) Como será a indicação dos suplentes de senadores e de deputados (distrital, estadual ou federal)?

No caso dos deputados, os suplentes são definidos nas eleições, por número de votos. Para o Senado, será escolhido pelo mesmo processo seletivo e as convenções estaduais, podendo, no limite e inclusive, haver o convite pelo Comitê de Avaliação para algum candidato aprovado para Deputado vir a compor a posição de suplente da candidatura ao Senado.

26) Se eu não for aprovado nesse processo seletivo, poderei participar de outros, mesmo para estas eleições?

Certamente. A participação neste processo deverá inclusive prepará-lo melhor para os próximos.

27) Se minha profissão, por força de lei, me proíbe de ser filiado a partidos políticos mas me permite candidatar, como devo fazer?

Para isso, envie sua solicitação para o e-mail comite2018@novo.org.br, assunto “Não posso me filiar", e aguarde o nosso contato.

28) Quero me candidatar para vereador ou prefeito?

As eleições de 2018 não preveem estes cargos. Estes serão em 2020. Aguarde 2019, quando o NOVO publicará edital específico para as futuras eleições.

29) Calendário

Caso você ainda tenha alguma dúvida, entre em contato pelo seguinte e-mail: comite2018@novo.org.br